VPN
Neste artigo, vamos abordar a VPN, desmistificando as suas funcionalidades e destacando como é que as mesmas nos podem ajudar.

No contexto digital que nos encontramos, a segurança da informação tornou-se uma prioridade para todas as empresas. Uma ferramenta importante é a Rede Privada Virtual, mais conhecida como VPN. Neste artigo, vamos abordar a VPN, desmistificando as suas funcionalidades e destacando como é que as mesmas nos podem ajudar. 

  1. O que é uma VPN e como é que funciona
  2. Segurança dos Dados e Privacidade 
  3. Acesso Remoto e Trabalho Flexível 
  4. VPN Ponto a Ponto


O que é uma VPN e como é que funciona 



Uma VPN é uma solução que estabelece uma conexão segura entre dispositivos, através da internet, criando um túnel encriptado para a transmissão de dados. Isso significa que mesmo em redes públicas, as informações são protegidas contra potenciais ameaças.   




Segurança dos Dados e Privacidade 



Para as empresas, a segurança dos dados é uma grande preocupação. A VPN desempenha um papel fundamental na proteção das informações confidenciais durante a sua transmissão pela internet. Além disso, ao ocultar o endereço IP dos utilizadores, as VPN contribuem para preservar a privacidade online dos colaboradores, especialmente quando acedem a redes Wi-Fi públicas. 




Acesso Remoto e Trabalho Flexível 



O trabalho remoto/híbrido tornou-se uma realidade comum. A VPN desempenha um papel importante, ao garantirem um acesso seguro a recursos corporativos. Permitem que os funcionários utilizem a rede interna da empresa de maneira segura, independentemente da sua localização física. Desta forma, não se aumenta apenas a eficiência do trabalho remoto, mas também se mantém a empresa em segurança. 




VPN Ponto a Ponto  



Redes VPN ponto-a-ponto permitem que vários dispositivos em várias localizações fixas estabeleçam conexões seguras entre eles, através, por exemplo, da Internet.  

Na primeira imagem, uma empresa com duas localizações que deseja juntar as redes numa só e para isso faz uma VPN ponto a ponto entre as duas. Nesta VPN, como podemos ver, os dois lados acedem a todos os recursos das duas redes (servidores, impressoras, entre outros) e o acesso à internet é feito unicamente através da localização principal (Localização 1).   

Vantagens: 

É considerada como uma única vantagem, assumindo que as duas localizações tenham uma firewall. Caso não seja o caso, esta opção é recomendada devido a todo o tráfego ser obrigado a passar por uma firewall da localização “principal”. Desta forma, torna o acesso à internet muito mais seguro, devido a todas as proteções que a firewall providencia (anti malware, IPS, Anti SPAM, Anti BOT, entre outros). 

Desvantagens 

  • A(s) localização(ões) “secundárias” (neste exemplo a Localização 2), terão uma ligação a internet mais lenta, devido a terem de passar pelo túnel VPN para poderem aceder a internet. 

Nesta opção a Firewall da Localização “Principal ou central” (Localização 1) tem de ser capaz de suportar toda a carga das duas “empresas” e por isso terá de ser dimensionada de acordo. 

Na segunda imagem, existem duas empresas que desejam juntar as redes numa só e para isso fazem uma vpn ponto a ponto entre as duas.  

Nesta VPN, como podemos ver, os dois lados acedem só a alguns recursos dos dois lados.  Isto pode ser configurado desta forma (limitação de acesso a certos dispositivos na rede) ou como no exemplo referido anteriormente, também podemos configurar para as duas empresas acederem a todos os recursos (internos) umas das outras.  

A diferença, como podemos observar na segunda imagem, ambas as empresas acedem à internet diretamente e não através de um ponto central, como no exemplo anterior. A vantagem desta solução comparativamente à anterior, é da velocidade de acesso à internet. 

Nesta opção é recomendado que todas as localizações tenham uma firewall, para protegerem a rede de ataques maliciosos. 




Num mundo digitalmente conectado, investir em soluções de segurança informática é uma decisão estratégica. As VPNs oferecem uma solução para empresas que procuram proteger os seus dados, facilitar o trabalho remoto e superar desafios geográficos. Ao implementar uma VPN, as empresas fortalecem a sua postura de segurança, como também garantem a continuidade do seu negócio num ambiente digital cada vez mais complexo.